Anea-Brasil promove passeio cultural no interior de Carlos Barbosa

Ocorreu em abril o passeio cultural promovido pela Anea-Brasil no Recanto Bergamasco, interior de Carlos Barbosa. Fomos muito bem acolhidos e passamos um dia maravilhoso em companhia de amigos e natureza.

Nosso ponto de partida foi no Restaurante e Café Colonial Dona Inês, onde tivemos um farto café da manhã e uma apresentação sobre o roteiro e as famílias que o compõem. A comunidade preserva e difunde a cultura italiana e o dialeto proveniente da região do Bergamo. Por isso, o nosso guia, um morador da comunidade, que é uma pessoa muito receptiva e bacana, ao longo do dia falou diversas frases em dialeto, para que conhecêssemos mais a língua do local.

Depois, seguimos para a Igreja São João da Cruz. Ali tivemos uma grata surpresa: um coral nos recepcionou ao som  de músicas no dialeto basgamasco. Muito lindo. A igreja foi toda restaurada e é conservada pela comunidade.

Nossa próxima parada foi na Gruta Santa Lucia, local de devoção e encontro dos moradores da comunidade.

Após, visitamos as ruínas da Casa de Pedra. Essa casa servia de moradia, mas fazia trinta anos que estava abandonada. Recentemente, o roteiro resgatou o local da destruição iminente e passou a conservá-la.

O almoço foi realizado no Kioski. Foi servida uma comida típica italiana. Ali, fomos recepcionados por uma dupla que cantava músicas típicas italianas ao som da gaita. Nos divertimos muito, porque o pessoal pode recordar músicas de sua infância e acompanhar a cantoria.

Durante a tarde, visitamos a Oficina do Capeletti da Soli, em que literalmente colocamos a mão na massa e aprendemos a fazer capelettis. A família serviu um delicioso chá com biscoitos para a gente.

A próxima parada foi a Trilha das Andorinhas e Pousada Recanto da Família, onde pudemos perder algumas das calorias que ganhamos no almoço. Brincadeira, fizemos uma trilha pela mata até uma cachoeira, sob a qual as andorinhas têm os seus ninhos. Foi uma caminhada em meio as árvores e um ar muito puro, uma excelente forma de aliviar o estresse.

Para quem aprecia caminhadas em meio a natureza, o roteiro oferece trilhas de longa duração. É só entrar em contato e agendar.

Depois nos deliciamos na Agroindústria Ferrari, conhecemos a família que produz deliciosos embutidos e queijos. Foi realizada uma degustação.

Nossa última parada foi na Osteria La Colassion, o local é muito lindo e bem cuidado pela família, que nos acolheu de tal maneira que nos sentimos muito bem vindos na sua casa. O porão é de chão batido e cheio de detalhes típico da imigração italiana. Parabéns pelo trabalho de resgate ao passado. Ali foi servido um delicioso café colonial.

Agradecemos de coração a todos que participaram do passeio, a presença de vocês foi essencial para que o evento ocorresse e fosse um sucesso. Maiores informações sobre o roteiro podem ser obtidas no facebook clicando aqui.